sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Doce de Ovos



O doce de ovos, também conhecido como ovos-moles, é a matriz da doçaria conventual. É por ele que quase tudo começa: papos de anjo, celestes, pescoços e gargantas de freira, castanhas doces ou os ovos-moles de Aveiro, nas suas réplicas marinhas.

Fonte:
Série de documentários "Os gestos dos Sabores", realizados por "AS IDADES DOS SABORES -- Associação para o Estudo e Promoção das Artes Culinárias".

Pudim Abade de Priscos


Pudim Abade de Priscos é um pudim típico de Braga, sendo uma das poucas receitas que o Abade de Priscos transmitiu para o público. O pudim ficou conhecido quando Pereira Júnior, director do Magistério Primário feminino de Braga no antigo Convento dos Congregados, pediu ao Abade de Priscos receitas para ensinar no magistério.

INGREDIENTES
– 500gr de açúcar
– 1/2 litro de água
– 50gr de toucinho fresco
– 15 gemas de ovos
– casca de um limão
– 1 pau de canela
– 1 cálice de bom vinho do Porto
– 200gr de açúcar para confecionar o caramelo

PREPARAÇÃO
 Misturam-se 500gr de açúcar em meio litro de agua e junta-se a casca de limão raspada q.b., canela e o toucinho (uma fatia de toucinho não excessivamente gorduroso).
 Leva-se ao lume e quando estiver em ponte de espadana, passa-se a calda por um passador de rede vazando para uma tigela onde já estão as gemas e o vinho do Porto, ligeiramente batidos.
 Com o açúcar em caramelo, barra-se a forma de metal onde se vai levar a cozer em banho-maria em forno muito quente.
Tem-se o cuidado de só se desenformar quando estiver morno (mais para o frio), para que este não se desmanche.
Bom Apetite!!

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Bolo do Abade de Fataunços


Ingredientes : 
250 grs. de açúcar amarelo; 3 ovos inteiros e 3 gemas; 50 grs. de farinha;250 grs. de miolo de amêndoa; manteiga.
Preparação :
Bater bem as gemas com o açúcar, e envolver nelas as claras batidas em castelo; continuar a bater, juntando a farinha aos poucos e deixar repousar um quarto-de-hora; pelar e triturar as amêndoas, juntá-las à massa e misturar bem tudo; pré-aquecer o forno, untar uma forma com manteiga e polvilhá-la com farinha, verter nela a massa, e levar a cozer até ficar seco.

Bom Apetite!

Bolo de Santa Rita de Cássia



Sendo a amêndoa um ingrediente marcadamente presente nos doces do Alentejo, a receita deste bolo de amêndoa, oriunda do Convento da Vidigueira, faz parte do património gastronómico local e faz as delícias dos habitantes locais e dos turistas.
A receita foi criada pelas religiosas para assinalar o dia de Santa Rita de Cássia, celebrado em 22 de maio. Por esse motivo, este bolo de amêndoas também é conhecido como o Bolo de Santa Rita de Cássia. É feito com uma massa à base de amêndoas, sendo no final polvilhado com açúcar em pó, podendo ainda ser decorado com amêndoas sem pele.

Ingredientes:
1 colher (chá) de canela
100 g de farinha de trigo
500 g de açúcar
500 g de amêndoas
6 ovos inteiros + 6 gemas
açúcar em pó p/ polvilhar
amêndoas sem pele p/ decorar (opcional)
Confeção:

Comece por escaldar, pelar e ralar as amêndoas.
Numa tigela, bata muito bem o açúcar, as amêndoas, os ovos e as gemas. Junte a canela e bata um pouco mais.

Junte depois a farinha e misture bem, sem bater.

Deixe a massa repousar cerca de 30 minutos. Em seguida deite-a numa forma untada e polvilhada com farinha e leve a cozer em forno quente durante cerca de 15 minutos.
Desenforme e, depois de frio, polvilhe com açúcar em pó e, se desejar, decore com amêndoas sem pele.
Saiba mais sobre esta região alentejana

A Vidigueira pertence ao Distrito de Beja, na fronteira do Baixo com o Alto Alentejo. A região é predominante agrícola, tendo uma localização privilegiada para a produção de mel e de vinho de qualidade, cuja fama remonta ao século XV.
O nome desta bonita vila alentejana está ligado a Vasco da Gama, a quem o Rei D. Manuel I (1495-1521) concedeu o título de Conde da Vidigueira, em 1519.

Brisas de Liz - Leiria




Ingredientes:

1 dl de água
100 g de farinha de amêndoa ou miolo
250 g de açúcar em pó
3 claras
6 gemas

Preparação:

Se não comprar a farinha de amêndoa e tiver as amêndoas inteiras com pele, escalde as amêndoas, pele-as e reduza-as a farinha. 
Leve o açúcar ao lume, misturado com a água, deixando ferver brandamente (3 minutos exactos).
Retire do lume, adicione a amêndoa e deixe arrefecer.
Junte as gemas e as claras, previamente mexidas, e envolva tudo até os ingredientes estarem bem ligados. Não bata, é só envolver os ingredientes.
Unte formas pequenas com margarina e polvilhe-as com açúcar.
Encha-as com o preparado anterior, mas não completamente (deverá deixar cerca de 1 cm entre o preparado e o bordo da forma para que, quando se inicie a cozedura, a massa não transborde).
Em pequena lembro-me de ver estes doces com meia cerejinha envolvida na massa... Era essa cerejinha que eu guardava para o fim da gulodice. Portanto, se quiser, coloque meia ou até um quarto de cerejinha em calda no fundo de cada forminha.
Coloque as formas num tabuleiro e cubra o fundo do tabuleiro com água. Isto é importante porque se forem a cozer sem ser em banho-maria as Brisas vão ficar baças.
Leve a cozer em forno bastante quente até o preparado estar bem solidificado (20 a 25 minutos aprox.), o que se verifica fazendo pressão com os dedos, os doces devem estar firmes ao toque e não líquidos.
Retire do forno, deixe arrefecer até ficarem mornas, descole dos lados e desenforme.
Se nesta altura ainda estiverem líquidas, volte a por no forno por mais 5 minutos.
Coloque as brisas dentro de forminhas de papel frisado e sirva.

Charutos de Ovos




Ingredientes
250gr de açúcar
250gr de amêndoa ralada
8 ovos
1 colher de sopa de manteiga
1 limão
Folha de obreia (hóstia)
Açúcar para envolver q.b.
Os charutos de ovos de Arcos de Valdevez são o doce mais emblemático desta vila minhota, uma verdadeira delícia preparada com massa de açúcar, amêndoas e ovos, colada aos montinhos em cima de folha de obreia cortada em rectângulo, enrolada em forma de charuto e envolvida em açúcar pilé.
Bom Apetite!


Trouxas de Ovos



trouxas de ovos

Ingredientes:
Para as capas:
• 10 gemas
• 1 ovo Para os fios de ovos
• 1/2 kg de açúcar
• 10 gemas
• 3 dl de água
Para a calda:
• 1 kg de açúcar
• 1/2 litro de água


Preparação: Misture o açúcar com a água e leve ao lume até fazer ponto de fio forte. Bata as gemas com o ovo. Deite-as às colheradas dentro da calda até cozerem. Retire para um prato e reserve. Prepare os fios de ovos: aqueça o açúcar com a água até levantar fervura. Deite as gemas no regador de fios de ovos que podem ter entre 3 a 5 bicos e deixe-as escorrer em fios. Retire-os com a ajuda de um garfo para um prato molhado. Recheie cada capa com os fios de ovos, enrole, coloque numa travessa e regue com a restante calda.
Bom Apetite!!!!